Anjo (do latim angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, conforme relatos bíblicos, são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens (Apocalipse 19:10), que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas de pássaro e uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, e por vezes são representados como uma criança, por terem inocência e virtude. Os relatos bíblicos e a hagiografia cristã contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenômenos miraculosos, e a crença corrente nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.
Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente, e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências, de acordo com os vários autores que se ocuparam deste tema. O Espiritismo faz uma descrição em muito semelhante à judaico-cristã, considerando-os seres perfeitos que atuam como mensageiros dos planos superiores. Dentro do Cristianismo Esotérico e da Cabala, são chamados de anjos os espíritos num grau de evolução imediatamente superior ao do homem e imediatamente inferior ao dos arcanjos. Para os muçulmanos alguns anjos são bons, outros maus, e outras classes possuem traços ambíguos. No Hinduísmo e no Budismo são descritos como seres autoluminosos, donos de vários poderes, sendo que alguns são dotados de corpos densos e capazes de comer e beber. Já os teosofistas afirmam que existem inumeráveis classes de anjos, com variadas funções, aspectos e atributos, desde diminutas criaturas microscópicas até colossos de dimensões planetárias, responsáveis pela manutenção de uma infinidade de processos naturais. Além disso a cultura popular em vários países do mundo deu origem a um copioso folclore sobre os anjos, que muitas vezes se afasta bastante da descrição mantida pelos credos institucionalizados dessas regiões.
Na primeira, estão os que determinam a espiritualidade e podem ser conhecidos pela hora do nascimento; na segunda, estão os que regem as virtudes – têm a ver com o dia do nascimento; na terceira, estão os que influenciam a saúde e nossa atitudes.
Relacionam-se aos quatro elementos – terra, água, fogo e ar. Só é possível identificá-los por meio de uma chave especial, chamada de tabela dos quinários.
Ao todo são 72 anjos, cujos nomes derivam de Ieve, Deus em hebraico. Cada letra de Ieve corresponde a um número e tem um significado especial. O I, ou Yod, vale 10. É símbolo do tempo, do espaço, dos ciclos da existência, em que tudo se reproduz, cresce e morre.
O E, ou He, tem valor 5. Representa as duas naturezas do ser humano diante do Universo: sua atividade e passividade. O V, ou Vau, é igual a 6. É o símbolo do espírito que emana de todas as coisas.
Numa interpretação esotérica, as três letras remetem à Trindade cristã: Yod, o Pai: He, o Filho: e Vau, o Espírito Santo. Inscritas no Tetragramaton – triângulo sagrado -, as letras somam 72.
O 72 é um número bíblico. Foram 72 as nações e línguas nascidas a partir da Torre de Babel. Eram 72 os anciãos das sinagogas; foram 72 os intérprete do Antigo Testamento.
E são 72 os quinários celestes, pelos quais é possível invocar os gênios cabalísticos. Cada quinário corresponde a 5 graus, ou a 5 dias, contados a partir de 20 de março – primeiro grau de Áries e início do ano cabalístico.
Cada anjo está ligado a um planeta, ao qual governa e do qual recebe influência. A cada um dos nove planetas corresponde uma falange – grupo de oito anjos mais um comandante. Como segue:
Primeira Falange: Serafins – Ligada a Netuno, personifica a caridade e é governada por Metatron.
Segunda Falange: Querubins – Influenciada por Urano, refelete a sabedoria e está sob o comando de Raziel.
Terceira Falange: Tronos – Regida por Saturno, simboliza a grandeza divina. É liderada por Tsaphkiel.
Quarta Falange: Dominações – É associada a Júpiter. Governa o Universo. Seu comandante é Tsadkiel
Quinta Falange: Potências – Regida por Marte. Responde pelas leis que governam o mundo físico e moral e está submetida a Chamael.
Sexta Falange: Virtudes – Recebe influência do Sol. Promove a manifestação dos talentos humanos. É comandada por Raphael.
Sétima Falange: Principados – Corresponde a Vênus e atua sobre os governos, estados e países. É liderada por Haniel.
Oitava Falange: Arcanjos – Atua na esfera de Mercúrio. Tem como missão transmitir as mensagens divinas. É comandada por Mikael.
Nona Falange: Anjos – Recebe influência da Lua. Protege e orienta a humanidade. Seu líder é Gabriel.
Descubra neste site especial do Repórter Net o seu anjo protetor e suas características.
Depois, volte a este post para saber a que planeta seu anjo é associado, a que horas e como ele deve ser invocado para proteger você.
1. Vehuiah – Planeta: Marte. Horário: de 0h a 0h20. Salmo 3: “Em alta voz grito a Javé ele me responde do seu monte santo”.
2. Jeliel – Planeta: Júpiter. Horário: de 0h20 a 0h40. Salmo 21: “Tu, porém, Javé, não fiques longe! Força minha, vem socorrer-me depressa!”.
3. Sitael – Planeta: Sol. Horário: de 0h40 a 1 h. Salmo 90: “Diga a Javé: meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em ti. Antes que os montes nascessem e a terra e o mundo fossem gerados, desde sempre e para sempre tu és Deus”.
4. Elemiah - Planeta: Mercúrio. Horário: de 1h a 1h20. Salmo 6: “Todo o meu ser estremece… E tu, Javé, até quando?”.
5. Mahasiah - Planeta: Vênus. Horário: de 1h20 a 1h40. Salmo 33: “Pois a palavra de Javé é reta e sua obra toda é verdade”.
6. Lelahel – Planeta: Sol. Horário: de 1h40 a 2h. Salmo 9: “Em ti confiam os que conhecem teu nome, pois não abandonas os que te procuram, Javé”.
7. Achaiah – Planeta: Mercúrio. Horário: de 2h a 2h20. Salmo 102: “Javé é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor”.
8. Cahethel – Planeta: Saturno. Horário: de 2h20 a 2h40. Salmo 94: “Entrem e se prostrem e se inclinem, bendizendo a Javé que nos fez”.
9. Haziel - Planeta: Lua. Horário: de 2h40 a 3h. Salmo 24: “Javé, lembra-te da tua compaixão e do teu amor, que existem desde sempre. Essa é a geração dos que procuram Javé, dos que buscam tua face, ó deus de Jacó”.
10. Aladiah - Planeta: Júpiter. Horário: de 3h a 3h20. Salmo 32: “Javé esteja sobre nós e o teu amor, como está em ti a nossa esperança”.
11. Laoviah - Planeta: Saturno. Horário: de 3h20 a 3h40. Salmo 17: “Por isso eu te louvo entra as nações, Javé, e toco em honra de teu nome”.
12. Hahahiah – Planeta: Netuno. Horário: 3h40 a 4h. Salmo 9: “Em ti confiam os que conhecem teu nome. Pois não abandonas os que te procuram, Javé”.
13. Yesalel - Planeta: Saturno. Horário: de 4h a 4h20. Salmo 97: “O céu anuncia a sua justiça e os povos todos contemplam a tua glória”.
14. Mebahel - Planeta: Júpiter. Horário: de 4h20 a 4h40. Salmo 9: “Ele julga o mundo com justiça e governa os povos com retidão”.
15. Hariel – Planeta: Marte. Horário: de 4h40 a 5h. Salmo 93: “Javé será a minha fortaleza. Deus será a rocha onde me abrigo”.
16. Hekamiah – Planeta: Marte. Horário: de 5h a 520. Salmo 87: “Javé, meu Deus, de dia eu te peço auxílio, e de noite eu grito em tua presença”.
17. Laoviah - Planeta: Sol. Horário: de 5h20 a 5h40. Salmo 8: “Do mestre de canto, sobre a harpa o homem reflete a grandeza de Deus”.
18. Caliel – Planeta: Mercúrio. Horário: de 5h40 a 6h. Salmo 7: “Javé é o juiz dos povos. Julga-me, Javé, conforme e minha justiça e segundo a minha inocência”.
19. Leuviah - Planeta: Vênus. Horário: de 6h a 6h20. Salmo 39: “Eu disse: vou vigiar minha conduta para não pecar com a língua; vou tapar com mordaça minha boca quando o injusto estiver presente”.
20. Palmaliah - Planeta: Lua. Horário: de 6h20 a 6h40. Salmo 119: “Javé, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traidora! Felizes os que guardam seus testemunhos, procurando- de todo o coração”.
21. Nelcael - Planeta: Mercúrio. Horário: de 6h40 a 7h. Salmo 30: “Javé, que eu não me envergonhe de te invocar: envergonhados fiquem os injustos, fiquem reduzidos ao silêncio do túmulo”.
22. Ieaiel – Planeta: Mercúrio. Horário: de 7h a 7h20. Salmo 120: “Javé guarda você sob sua sombra, ele está à rua direita”.
23. Melahel – Planeta: Lua. Horário: de 7h20 a 7h40. Salmo 102: “Javé guarda suas entradas e saídas, desde agora e para sempre”.
24. Hahuiah – Planeta: Vênus. Horário: de 740h a 8h. Salmo 32: “Javé cuida daqueles que o temem, daquele que esperam pelo teu amor”.
25. Nit-Haiah – Planeta: Saturno. Horário: de 8h a 8h20. Salmo 9: “Meus inimigos voltam atrás, tropeçam e somem da tua presença”.
26. Haaiah – Planeta: Lua. Horário: de 8h20 a 8h40. Salmo 118: “Eu clamo de todo o coração, Javé, responde para mim! Eu observarei teus estatutos”.
27. Ieratel – Planeta: Saturno. Horário de 8h40 a 9h. Salmo 139: “Javé, tu me sondas e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe penetras meu pensamento”.
28. Seheiah - Planeta: Júpiter. Horário: 9h a 9h20. Salmo 70:”Minha boca vai contar a tua justiça e o dia todo de tua salvação”.
29. Reyel – Planeta: Marte. Horário: de 9h20 a 9h40. Salmo 53:”Todos se desviaram e ficaram obstinados. Não há quem faça o bem, não há nenhum sequer. Ouve, ó Deus, a minha prece, dá ouvido às palavras de minha boca”.
30. Omael – Planeta: Sol. Horário: de 9h40 a 10h. Salmo 79:”Já no ventre materno eu me apoiava em ti e no seio materno tu me sustentavas. Eu sempre confiei em ti”.
31. Lecabel – Planeta: Sol. Horário: de 10h a 10h20. Salmo 70:” Contarei as tuas proezas, senhor Javé, vou narrar tua vitória, toda tua”.
32. Vassariah – Planeta: Mercúrio. Horário: de 10h20 a 10h40. Salmo 32: “Pois a palavra de Javé é reta e sua obra toda é verdade”.
33. Iehuiah – Planeta: Lua. Horário: de 10h40a 11h. Salmo 33:”Os ricos empobrecem e passam fome, mas nada falta aos que buscam Javé. O plano de Javé permanece para sempre, os projetos de seu coração, de geração a geração”.
34. Lehahiah – Planeta: Saturno. Horário: de 11h a 11h20. Salmo 130:”Minha alma espera em Javé, espera em sua palavra”.
35. Chavaquiah - Planeta: Mercúrio. Horário: de 11h20 a 11h40. Salmo 114: “Eu amo a Javé porque ele ouve a minha voz suplicante”.
36. Menadel – Planeta: Marte. Horário: de 11h40 a 12h. Salmo25: “Javé é bondade e retidão e aponta o caminho aos pecadores. Javé, eu amo a beleza de tua casa e o lugar onde reside a tua glória”.
37. Aniel - Planeta: Lua. Horário: de 12h a 12h 20. Salmo 79: “Socorre-nos, ó Deus, salvador nosso, pela honra do teu nome! Liberta e perdoa os nossos pecados, por causa do teu nome”.
38. Haamiah – Planeta: Saturno. Horário: de 12h 20 a 12h40. Salmo 90:”Porque você fez de Javé o seu refúgio e tomou o Altíssimo como defensor”.
39. Benael - Planeta: Saturno. Horário: de 12h40 a 13 h. Salmo 29: “Por isso meu ser canta para ti e jamais se calará, Javé, meu Deus, eu te louvarei para sempre”.
40. Ieiazel – Planeta: Mercúrio. Horário: de 13h a 13h20. Salmo 87: “Javé, por que me rejeitas e escondes de mim a tua face?”.
41. Hahahel – Planeta: Júpiter. Horário: de 13h20 a 13h40. Salmo 119:”Felizes os que guardam seus testemunhos, procurando-o de todo o coração. Javé, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traidora”.
42. Micael – Planeta: Mercúrio. Horário: de 13h40 a 14h. Salmo 120: “Quando ei digo paz, eles dizem guerra. Javé guarda você de todo o mal, ele guarda sua vida”.
43. Veuahiah - Planeta: Marte. Horário: de 14h a 14h20. Salmo: “Mas eu grito para ti, Javé, a minha prece chega a ti pela manhã”.
44. Ielahiah – Planeta: Mercúrio. Horário de 14h20 a 14h40. Salmo 118: “Javé, aceita os votos que pronuncio e ensina-me tuas normas”.
45. Sealiah - Planeta: Sol. Horário: de 14h40 a 15h. Salmo 93: “Quando me parece que vou tropeçar, o teu amor me sustenta, Javé”.
46. Ariel – Planeta: Saturno. Horário: de 15h a 15h20. Salmo 144:”Ó deus, eu cantarei para ti um cântico novo, tocarei para ti a harpa de dez cordas. Javé é bom para todos, compassivo com todas as suas obras”.
47. Assaliah – Planeta: Vênus. Horário de 15h20 a 15h40. Salmo103:”Eis o vasto mar, com braços imensos, onde se movem, inumeráveis”.
48. Mihael - Planeta: Vênus. Horário de 15h40 a 16h. Salmo 97: “À frente dele avança um fogo, devorando seus inimigos ao redor. Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da causa de Israel”.
49. Vehuel – Planeta: Mercúrio. Horário: de 16h a 16h20. Salmo 144: ” Grande é Javé! Eele merecer todo o louvor. É incalculável sua grandeza, Javé, o que é o homem para que o conheças, o filho de um mortal, para que o leves em conta?”.
50. Daniel – Planeta: Lua. Horário: de 16h20 a 16h40. Salmo102:”Javé é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor. Fico desperto, gemendo, como ave solitária no telhado”.
51. Hahassiah – Planeta: Lua. Horário: de 1640 a 17h. Salmo 103:”Ele olha a terra e ela estremece; toca as montanhas e elas fumegam”.
52. Imamiah - Planeta: Júpiter. Horário: de 17h a 17h20. Salmo 7: “Eu agradeço a Javé por sua justiça e canto ao nome de Javé Altíssimo”.
53. Nanael – Planeta: Saturno. Horário: de 17h20 a 17h40. Salmo 75: “Javé, eu sei que as tuas normas são justas e que por fidelidade me fazes sofrer”.
54. Nithael – Planeta: Júpiter. Horário: de 17h40 a 18h. Salmo 102:”Javé pôs no céu o seu trono e sua realeza governa o universo. Fique isto escrito para a geração futura e um povo recriado por Deus”.
55. Mebahaih - Planeta: Júpiter. Horário: de 18h a 18h20. Salmo 101:”Tu, porém, Javé, permaneces para sempre e tua lembrança passa de geração a geração”.
56. Poiel - Planeta: Sol. Horário: de 18h20 a 18h40. Salmo 144: “Em ti esperam os olhos de todos e no tempo certo tu lhes dás os alimento. Feliz o povo onde isso acontece. Feliz o povo cujo Deus é Javé”.
57. Nemamiah – Planeta: Marte. Horário: de 18h40 a 19h. Salmo 113:”Nós, os vivos, nos bendizemos a Javé, desde agora e para sempre”.
58. Iieialel – Planeta: Marte. Horário: de 19h a 19h20. Salmo 6:”Piedade, Javé, que eu desfaleço! Javé, cura-me, pois os meus ossos tremem”.
59. Harael - Planeta: Sol. Horário: de 19h20 a 19h40. Salmo 112:”Na sua casa há abundância e riqueza. Sua justiça permanece para sempre. Do nascer do sol até o poente, louvado seja o nome de Javé!”.
60. Mitsraeal - Planeta: Lua. Horário: de 19h40 a 20h. Salmo 144: “Ele está perto de todos aqueles que o invocam, de todos os que o invocam sinceramente”.
61. Umabel - Planeta: Vênus. Horário: de 20h a 20h20. Salmo 112:”Sua descendência será poderosa na Terra, a descendência dos retos será abençoada. Seja bendito o nome de Javé, desde agora e para sempre”.
62. Iah-Hel – Planeta: Saturno. Horário: de 20h20 a 20h40. Salmo 118:”Vê como eu amo teus preceitos, Javé, faze-me reviver conforme teu amor”.
63. Anauel - Planeta: Mercúrio. Horário: de 20h40 a 21h. Salmo: 2:”Sirvam a Javé com temor”.
64. Mehiel - Planeta: Mercúrio. Horário: de 21h a 21h20. Salmo 32:”Javé cuida daqueles que o temem, daqueles que esperam pelo seu amor”.
65. Damabiah – Planeta: Lua. Horário: de 21h20 a 21h40. Salmo 89:”Justiça e direito sustentam o teu trono, amor e fidelidade precedem a tua face. Alegra-nos pelos dias em que nos castigaste, pelos anos que sofremos desgraças”.
66. Manaquel – Planeta: Netuno. Horário: de 21h40 a 22h. Salmo 37:”O que Ele abençoar possuirão a Terra, e os que ele amaldiçoar serão excluídos. Javé, não me abandones! Meu Deus, não fiques longe de mim!”.
67. Eiael - Planeta: Saturno. Horário: de 22h a 22h20. Salmo 36: “As palavras da sua boca são maldade e mentira. Ele renunciou ao bom senso de fazer o bem. Coloque em Javé o seu prazer e ele dará o que teu coração deseja”.
68. Habuhiah – Planeta: Lua. Horário: de 22h20 a 22h40. Salmo 105: “Agradeçam a Javé porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre. Celebrem a Javé, invoquem o seu nome, anunciem entre os povos as suas façanhas!”.
69. Rochel - Planeta: Júpiter. Horário: de 22h40 a 23h. Salmo 15:”Quem não empresta dinheiro com juros, nem aceita suborno contra o inocente. Quem age desse modo jamais será abalado! Javé, minha parte na herança e minha taça, meu destino, está em tuas mãos”.
70. Jabamiah – Planeta: Sol. Horário: de 23h a 23h20. Salmo 1:”No princípio Deus criou o Céu e a Terra. Ele é como árvore plantada junto d’água corrente. Dá fruto no tempo devido. E suas folhas nunca murcham. Tudo o que faz é bem-sucedido”.
71. Haiaiel - Planeta: Marte. Horário: de 23h20 a 23h40. Salmo 108:”Cubram-se de infâmia os que me acusa, e a vergonha os envolva como um manto”.
72. Mumiah – Planeta: Mercúrio. Salmo 114: “A terra estremece diante do Senhor, ante a presença do Deus de Jacó; volte ao repouso, ó minha vida, porque Javé foi bondoso com você”.
Anjos Especiais
Dos 365 dias do ano, 360 estão consagrados aos 72 anjos. Os cinco dias restantes – 19 de março, 31 de maio, 12 de agosto, 5 de janeiro e 24 de outubro – eram atribuídos pelos magos egípcios e persas aos Epagômenos, divindades que comandam o éter, o ar, o fogo, a água e a terra.
Quem nasce sob suas influências, nunca deve se sujeitar a nada que contrarie seu elevado senso moral. Sua alma é muito antiga e o carma que lhe cabe é o de combater a impureza, a ignorância e a libertinagem. Se você nasceu em um desses dias, veja abaixo qual é o seu governante.
19 de março – Regido por Sekmeth, deusa guerreira, liga ao éter, que propicia força, magnetismo, organização, dinamismo e senso de dever. Oposto: impulsividade, egoísmo, violência e infidelidade no amor.
31 de maio – É governado por Toth, senhor da palavra, criador da fala e da escrita. Favorece a busca de novidades, as atividades intelectuais e a pesquisa. Seu elemento é o ar. Oposto: duplicidade de natureza, nervosismo, preguiça e volubilidade.
12 de agosto – Sua divindade é Rá, que tem como elemento o fogo. Favorece a extroversão, a energia, o poder e a superação de obstáculos, Oposto: depressão, estagnação, abuso de poder e inconformismo.
5 de janeiro – Seu governante é Anubis, que rege as forças da terra. Proporciona inteligência aguda, paciência, facilidade de expressão, perseverança e senso de justiça. Oposto: impaciência, intolerância, orgulho exagerado e egoísmo.
24 de outubro - Regido por Osíris, o deus da renovação, que comanda a água. Quem nasce neste dia é dotado de grande emotividade, persistência, intuição e força de vontade. Oposto: ciúme excessivo, desconfiança e prática de magia negra.
Comunidade Espiritualista Mensageiros da Luz
escola-esoterica_rasure@hotmail.com
Em Limeira nossa sede R. Bahianinha N. 624 Vl Queiroz
Em Limeira (019) 3713-7108 ou (019) 4103-0309
Em São Vicente ( 013) 3371-0078